sábado, 16 de junho de 2012

A mina de ouro mais profunda do Planeta Terra




Toda manhã por volta das 04h00min, a mina de ouro Mponeng que significa na língua local “Look at Me” em Sotho na África do Sul, recebe os trabalhadores que passarão por uma jornada de 8 horas de trabalho a uma profundidade média de 3 quilômetros, vestindo uniformes e usado equipamentos de segurança como capacetes com lâmpada, óculos, protetores auriculares descem numa jornada de até 90 minutos em direção ao fundo da mina, eles ficam espremidos em um elevador de aço em grupos de 150 pessoas. Os mineiros também carregam um equipamento de respiração, com 30 minutos de oxigênio caso ocorra alguma exposição a gases tóxicos ou acidentes.

A mina conta com 370 quilômetros de tuneis e fica a uma profundidade de 10 vezes o tamanho do Empire State Building que sem refrigeração chegam a 122 graus célsius, condições bem inóspitas, não é verdade. O elevador desce a uma velocidade de 45 quilômetros por hora e demora alguns minutos para chegar a profundidade de aproximadamente dois quilômetros, neste ponto os mineiros tem que andar por alguns minutos antes de entrar em outro elevador que leva ao local das atividades mais profundas. A profundidade de três quilômetros o túnel se torna amplo com luzes, vários canos que vão em direção a superfície e carregam agua, ar fresco e fios elétricos.


O local onde a mina está localizada chamada de Witwatersrand é o maior campo de extração de ouro do mundo, somente em 2010, foram escavadas 23 toneladas de ouro, desde o inicio das atividades de extração foram extraídos 168,000 toneladas de ouro. — Isto faz com que a África do Sul domine a produção mundial de ouro.

Você pensa que é fácil extrair ouro a partir destas rochas gigantescas? De uma olhada na imagem acima. —Em média cada tonelada de rocha processada gera cerca de 10 gramas de ouro.

 E por esta ser a mina mais profunda ela também tem algumas das maiores conquistas também:

A mais profunda explosão
Ocorreu a 402 metros, a esta profundidade literalmente milhões de toneladas de pressão agem sobre a rocha o que a torna extremamente instável.


Mais profunda ferrovia
Existem 379 quilômetros de trilhos, seis vezes mais longo que o metro de Nova York. É preciso um sistema muito eficiente e elaborado de escoamento da produção para que o projeto seja rentável.



O mais longo elevador
Com mais de 2,2 quilômetros de comprimento, o elevador carrega cerca de 4000 trabalhadores todos os dias, e na outra direção carrega centenas de toneladas de rocha e minérios para a superfície, lutando contra a deterioração causada pela humidade e altas temperaturas.

Sobre stress, a rocha pode simplesmente explodir.



Quanto mais profunda a mina, maior o risco de terremotos subterrâneos, desabamentos, vazamentos de gás e alagamentos. Além disso, a temperatura é um dos grandes problemas e por isto foi construído o maior ar condicionado do mundo, que funciona com um sistema a vácuo, que força a agua a virar um mistura homogênea congelada, são produzidas 30 toneladas desta mistura por hora que é enviada por canos para o interior da mina e assim baixar a temperatura para cerca de 40 graus célsius. Apenas em 2010, 128 mineiros morreram na África do Sul.

Dificuldades

Desde 2006 a África do Sul vem perdendo posições no ranking mundial de produção de ouro, e continua caindo, isto ocorre por que as mineradoras já esgotaram grande parte das jazidas com ouro de alta pureza. Em 1970 a África do Sul produziu cerca de 1,000 toneladas de ouro, mas em 2010 foram “apenas” 190 toneladas, isto é menos que a quantidade extraída nos EUA. Além da redução na produção, a moeda local subiu 10% em relação ao dólar entre 2008 a 2010 tendo uma alta de 30% isto faz com que todo o preço com infraestrutura suba, entretanto a cotação do ouro dobrou em quatro anos, mas a indústria está estagnada sem novas jazidas.


Pelos altos custos para a abertura de novas minas e falta de investidores, a expectativa é cavar mais fundo nas minas já existentes e chegar a cinco quilômetros de profundidade, com este aumento na profundidade se aumentaria a vida útil da mina em mais 20 ou 30 anos a um custo mais baixo. Falando tudo parece muito fácil, mas existem alguns problemas a serem superados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário