Rosangela Rios garante que exploração de terras raras não irá emitir nenhuma radiação no município
A bióloga Rosangela Rios, profissional conceituada pela sua vasta experiência em causas ambientais, garante que a exploração das Terras Raras não trará nenhum impacto ambiental grave para a bacia do Barreiro e para o município de Araxá. Ela foi contratada pela empresa Mbac Fertilizantes como consultora da subsidiária Araxá Mineração e Metalurgia.
A bióloga Rosangela Rios é uma rofissional conceituada pela sua vasta experiência em causas ambientais |
“A quantidade do minério a ser trabalhada pela empresa é considerada pequena e o processo não vai trazer nenhum impacto ambiental e nem mesmo nenhum prejuízo visual para a região do Barreiro”, afirma Rosangela Rios. Segundo ela, a Água Mineral de Araxá não corre nenhum risco de alteração pelas atividades minerais da Mbac porque os aquíferos da empresa não estão inter-relacionados com os das fontes Dona Beja e Andrade Júnior. “A exploração das Terras Raras pela Mbac não vai atingir o aquífero de águas minerais do Complexo do Barreiro”, garante a bióloga.
Rosangela também faz questão de explicar que as Terras Raras não emitem nenhuma radiação. “Terras Raras não tem nada a ver com radiação. O que ocorre aqui em Araxá é uma radioatividade natural no Barreiro que é explorada nas águas radioativas e nos banhos termais. Então não vai haver nenhum comprometimento em termos de radiação com a mineração das Terras Raras. A população pode ficar tranquila porque as Terras Raras são elementos da Tabela Periódica que não causam contaminações”, explicou.
Fonte: Jornal Araxá
Nenhum comentário:
Postar um comentário