quarta-feira, 20 de junho de 2012

Especialistas avaliam mineração no Pará 

 

Começou ontem e encerra-se hoje, na Universidade Federal do Pará (UFPA), a quarta edição do workshop "Minomat - Dos Minerais aos Novos Materiais", reunindo pesquisadores de várias regiões do País. O evento tem como objetivo discutir a importância dos produtos minerais no Brasil e apresentar as últimas descobertas no setor. Participam do encontro, além de pesquisadores, estudantes e professores das áreas de química, física, arquitetura e geologia. Ao longo das quatro edições do Minomat, foram apresentados 40 trabalhos científicos, que, ao final deste quarto encontro, serão catalogados em uma única publicação de 500 páginas. O lançamento do livro está previsto para o dia 26 deste mês.

Conforme o coordenador do workshop, professor Marcondes Costa, os trabalhos apresentados durante o encontro são resultados de vários anos de pesquisa, financiados pelo governo do Estado. Ao todo, são 30 pesquisadores, 20 doutores, 24 mestres e 29 participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).

Segundo o Departamento Nacional de Produção Mineral, em 2011 foram extraídas mais de 448 mil toneladas de minérios dos solos paraenses. No que se refere especificamente a produtos destinados à exportação, os minerais representam 72% do total arrecadado pelo estado no ano passado: R$ 13 bilhões. A tendência é de crescimento para os próximos anos, de acordo com levantamentos da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa).

"Para que possamos acompanhar esta evolução, é preciso intensificar as pesquisas. A publicação relativa aos quatro anos do Minomat ajudará a mostrar o conhecimento dos bens minerais e suas aplicações já conhecidas", diz Marcondes. A intenção é descobrir novas aplicações aos produtos minerais e os resíduos deles. O professor destaca que nesta quarta edição serão apresentados 47 trabalhos, sendo que os melhores serão selecionados para compor a publicação. O encontro ocorre uma vez a cada doze meses. A programação inicia a partir das 9 horas, no auditório do Programa de Pós-graduação em Física, no campus do Guamá, setor Básico.
Fonte: O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário