quinta-feira, 26 de abril de 2012

Yamana incentiva leitura na Bahia por meio de Ecotecas
Bibliotecas construídas com resíduos industriais e material reciclado serão abertas à população em Barrocas, Teofilândia e Santa Luz

EcotecasPromover a preservação ambiental e estimular a cultura destacam-se como prioridades para a Yamana. Por isso, nos dias 27 de abril e 2 de maio, a empresa irá inaugurar três ecotecas, nos municípios de Barrocas, Teofilândia e Santa Luz, todos na Bahia. Em cada um desses espaços há um acervo de 500 obras literárias, além de livros de brinquedo e bonecos de fantoche.

As ecotecas consistem em bibliotecas ecológicas, isto é, espaços interativos de fomento à leitura e à formação do leitor, por meio de atividades atraentes para o público e da relação do aprendizado formal à educação ambiental. A iniciativa, que conta com a participação dos órgãos municipais de educação e do Instituto Educare, também possui incentivos da Lei Rouanet.
“Compreendemos que o hábito da leitura é básico para o processo educacional. As ecotecas vão facilitar o incentivo dessa prática. O estímulo ao gosto pela leitura será ainda maior, uma vez que todas as produções foram escolhidas pelas Secretarias Municipais, de acordo com a realidade e interesse de cada cidade”, comenta Osvaldo Filho, gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Yamana.

Nas ecotecas, o protagonista será o livro. Os ambientes possibilitam atividades como teatro de fantoches, leitura conjunta, saraus musicais e literários, apresentações infantis, além de outras ações lúdicas que valorizem as produções. “É incomparável o poder transformador que os livros têm na vida das pessoas. É uma honra participar desse processo”, diz Katia Rocha, escritora e uma das idealizadoras das ecotecas.

O programa ainda possui uma mensagem de preservação ambiental, pois para a composição dos ambientes foram utilizados resíduos industriais de tubos laminados e caixas longa vida reciclados.
Veja as datas de inauguração das ecotecas na Bahia:

Barrocas
27/4/2012 – manhã
Centro Educacional Desembargador Júlio Virgílio, localizado na Praça da Matriz, 80.

Teofilândia
27/4/2012 – tarde
Escola Municipal Antonio Pimentel de Oliveira, localizada na Rua José Clemente.

Santa Luz
2/5/2012
Centro Educacional Nilton Oliveira dos Santos (CENOS), localizado na Avenida Getúlio Vargas


Fonte: Noticias da Região 

Um comentário:

  1. Que bom seria se isso servisse de exemplo para as outras mineradoras da região!

    ResponderExcluir