quarta-feira, 18 de abril de 2012

Invista na Bahia

MINERAÇÃO



A Bahia é o quinto produtor brasileiro de bens minerais. Com um território cuja diversidade geológica é muito grande, produz mais de 40 tipos diferentes, sendo líder nacional na extração de urânio, salgema, magnesita, talco e barita. Sobressai-se ainda na produção de níquel, cobre, ouro, rochas ornamentais, minerais para a construção civil (areia, brita, caulim e argila), grafita, bentonita, prata, água mineral e gás natural.Encontra-se em fase de implantação novos empreendimentos para a produção de minério de ferro, pelotas e ferro-gusa,além de projetos para a exploração de vanádio, gipsita e expansão da produção de ouro e magnesita. 


No cenário nacional, a Bahia goza de privilegiada posição quanto à utilização de recursos modernos de prospecção mineral, possuindo 307 mil km2 de seu território mapeados através de levantamentos aerogeofísicos, aproximadamente 61% de sua área total. 


A potencialidade do subsolo baiano para descoberta de novas jazidas e ampliação das reservas dos depósitos minerais existentes é comprovada pela quantidade de requerimentos de pesquisa protocolados pelo Departamento Nacional da Produção Mineral. O Estado é hoje o primeiro do país em requisições de área para pesquisa mineral, atingindo 14 mil áreas, e tem mais de 350 mineradoras em atuação em seu território. Nos anos de 2009 e 2010 foram 5.600 processos, uma média de 234 requerimentos por mês. Em 2010, os requerimentos contemplaram nada menos que 70 substâncias minerais, destacando-se: areia, ferro, ouro, rochas ornamentais e manganês. Hoje temos mais de R$ 15 bilhões de investimentos em mineração em curso no interior.


O Estado registrou em 2010 uma produção de bens minerais da ordem de R$ 1,7 bilhão, com destaque para o ouro, o cobre, o níquel, o cromo e a magnesita como as principais commodities exportadas. Empresas como Bahia Mineração, Mirabela e Votorantim fazem parte deste cenário. 


A política mineral adotada pelo Governo da Bahia está voltada para a expansão da mineração, mediante ações que objetivam a descoberta de novas jazidas e depósitos, o diagnóstico da potencialidade mineral do Estado, o desenvolvimento tecnológico e a implantação de infraestrutura viária e energética que viabilizem empreendimentos privados no setor. A CBPM – Companhia Baiana de Pesquisa Mineral - mantém um variado portfólio de oportunidades para pesquisa complementar e exploração de depósitos e jazidas de minérios identificadas no território baiano e passíveis de transferência para o setor privado através de licitações públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário