quarta-feira, 18 de abril de 2012



DEPÓSITO DE SULFETO DE FERRO É DESCOBERTO EM JUAZEIRO



A pedido do Chefe de Gabinete da Secretaria de Relações Institucionais, Pedro Alcântara, a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) emitiu uma nota informando que os trabalhos realizados no Complexo do Rio Salitre, na cidade de Juazeiro, região norte do estado, resultaram na descoberta um depósito de sulfeto de ferro, disseminado, com níveis maciços intercalados. 

Até o momento, já foram realizados 15 furos de sonda rotativa, na extremidade NW da sequência Salitre, um horizonte mineralizado ao longo de 1.300 metros de cumprimento. Além da presença de sulfeto de ferro, a CBPM realiza trabalhos complementares para detectar a presença de outros minerais como cobre, zinco e chumbo (metais base). 

Com base nessas descobertas, a CBPM está estudando com mais detalhe a região norte do estado. Até o mês de outubro, quase 900 amostras de testemunhos de sondagem foram encaminhadas ao laboratório de análises Químicas. Serão analisadas para 37 elementos, mais ouro e enxofre. Espera-se que o depósito tenha também faixas com teores econômicos para cobre e zinco. 

Há uma grande possibilidade para que a região, na cidade de Juazeiro, possibilite a exploração mineral econômica para metais base, enxofre e, em pequena escala, ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário