quarta-feira, 2 de maio de 2012

CURIOSIDADES DA TANZANITA
Tanzanita Bruta
Tanzanita Lapidada 
 De acordo com alguns estudos, a gema teve origem a partir das erupções vulcânicas do Kilimanjaro. Há ainda uma lenda que atribui a descoberta a tribo Masi: um raio caiu na planície ao pé do Kilimanjaro, incendiando a savana, e então, os cristais, que eram marrons, tornarmam-se azuis. A tanzanita é uma variedade do zoisita. A zoisita é, na verdade, branca, mas impurezas presentes nela fazem com que sua cor seja alterada. 


As espécies encontradas nos tons de azul, que só existem na Tanzânia, foram rebatizadas de tanzanitas, nome pelo qual é conhecida até hoje. Rara, a tanzanita só é encontrada na África Oriental. Para se ter uma idéia de sua importância no mercado, ela é a segunda pedra colorida mais vendida nos Estados Unidos.


Os EUA são seu maior comprador: cerca de 80% do que é extraído no Kilimanjaro vai para a América. No filme o TITANIC, a personagem principal possuía um colar com uma enorme pedra azul, chamado "coração do oceano".Pensava-se que a gema desta jóia era um diamante azul, mas na verdade, descobriu-se que se tratava de uma bela e genuína tanzanita.


" Coração do oceano" do filme Titanic

Nenhum comentário:

Postar um comentário