A mineradora Vale Verde, subsidiária brasileira da canadense Aura Minerals, projeta para 2015 o início da exploração de uma mina de cobre em Alagoas. A companhia deve investir aproximadamente US$ 480 milhões (R$ 940 milhões) no empreendimento. Cerca de 30% do capital será próprio.
"Nesses projetos, a divisão costuma ser essa: 70% é financiado", afirma o presidente da Aura Minerals, Jim Bannantine.
Pesquisas apontam que a reserva da mina é de 150 milhões de toneladas de cobre. A expectativa é que a exploração dure até 15 anos. A empresa acredita que poderá produzir entre 6 milhões e 8 milhões de toneladas de concentrado de cobre por ano.
A princípio, 70% do produto será exportado. A mineradora, porém, espera receber incentivos fiscais do governo para comercializar a mercadoria no Brasil.Os estudos de viabilidade do projeto foram iniciados há quatro anos e serão concluídos até setembro.
O cronograma prevê que as obras comecem no segundo semestre de 2013 e sejam entregues dois anos depois. A mina, conhecida como Serrote da Laje, fica entre as cidades de Craíbas e Arapiraca (cerca de 125 km de Maceió).
Para que ela opere, será construída uma adutora na região. Uma parceria público-privada será responsável pelo projeto, segundo o secretário de Planejamento do Estado, Luiz Otávio Silva. Também está prevista uma subestação de energia.
Números
> 150 milhões de toneladas é o tamanho da reserva
> 15 anos é o tempo de vida da mina
> 2 é o número de minas da companhia fora do país: uma no México e outra em Honduras
> 8 milhões de toneladas poderão ser produzidos por ano
> 2015 é quando a exploração começará
> 2 minas da empresa no Brasil já estão em operação, ambas no Mato Grosso
Fonte: FOLHA DE SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário