quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Tupi expande mina em Carandaí

Produção passará de 1,5 milhão de toneladas/ano para 4 mi/t anuais de calcário.

A Cimento Tupi S/A ampliará a produção de calcário britado em 166% em sua mina em Carandaí, na região Central do Estado. Os investimentos serão feitos para atender ao projeto de expansão da planta da companhia no município, orçado em R$ 258,5 milhões, que será concluído no próximo ano.

A produção da mina passará de uma capacidade de 1,5 milhão de toneladas/ano para 4 milhões de toneladas anuais de calcário. Os dados são do relatório do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

A companhia entrou com o pedido de licença prévia (LP) concomitante com a licença de instalação (LI) do empreendimento. O requerimento será analisado pelo Copam na próxima semana e recebeu parecer positivo dos técnicos da Semad. De acordo com o documento, as licenças devem ser concedidas com prazo de seis anos.

Conforme o relatório, para aumentar a produção do insumo não será necessária a ampliação da cava existente. A Cimento Tupi irá ampliar o funcionamento do complexo minerário, que passará a ser de 24 horas por dia, além de modificar a classificação do britador existente para aumentar a capacidade.

Em agosto do ano passado, a cimenteira recebeu a LP e a LI para o projeto de expansão. Os investimentos serão realizados na construção de uma segunda linha de produção, que produzirá 1,2 milhão de toneladas de cimento anualmente. A unidade mineira tem capacidade instalada de 1,3 milhão de toneladas de cimento por ano, que saltará para aproximadamente 2,5 milhões de toneladas anuais após os aportes.

A fábrica possui terreno de 627,31 hectares, com área útil de 12,94 hectares e área construída de 6,29 hectares, onde estão instaladas a linha 1 de produção, a mineração, extração, além de reserva legal e demais áreas do empreendimento. A segunda linha será instalada em uma área que já é utilizada como apoio da produção existente.

Protocolo - O protocolo de intenções com o governo estadual foi assinado recentemente. Durante a cerimônia, o presidente da empresa, Alberto Koranyi, afirmou que o investimento vai gerar 736 empregos diretos e indiretos e vai permitir concentrar grande parte da produção da Cimento Tupi em Minas Gerais.

A Cimento Tupi iniciou suas operações no Estado em 1970. A empresa, sediada no Rio de Janeiro, possui três unidades produtivas no país. Além do município da região Central mineira, as fábricas estão instaladas em Volta Redonda (RJ) e Mogi das Cruzes (SP).

Com o aquecimento do mercado da construção civil no país, as cimenteiras estão realizando aportes significativos na expansão da produção. Entre elas está a Holcim Brasil S/A, subsidiária do grupo suíço Holcim. A companhia está investindo R$ 1,4 bilhão para triplicar a sua planta em Barroso (Campo das Vertentes).

Com os aportes em andamento, a produção da unidade saltará dos atuais 1,2 milhão de toneladas de cimento/ano para 3,6 milhões de toneladas anuais. No empreendimento, previsto para ser inaugurado no segundo semestre de 2014, será implantado o maior moinho de cimento do planeta.

A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) está preparando também projeto de aportes em uma planta de cimentos em Arcos (Centro-Oeste mineiro). No município a companhia já possui uma unidade de processamento de clínquer, matéria-prima para a produção do cimento.
fonte:Diário do Comércio

Nenhum comentário:

Postar um comentário