sábado, 3 de novembro de 2012

Eventos de mineração devem receber cerca de 15 mil visitantes




Promover negócios, disseminar informações sobre a indústria da mineração e apresentar ao público da região amazônica o compromisso dessa indústria com a sustentabilidade. Este é o objetivo da 3ª Exposibram Amazônia 2012 e do 3º Congresso de Mineração da Amazônia, os mais importantes eventos do setor mineral da região Norte e de grande destaque no Brasil, que serão realizados de 5 a 8 de novembro próximo, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

O Diretor de Assuntos Ambientais, do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), que promove os eventos, Rinaldo César Mancin, afirma que haverá um forte investimento em mineração na Amazônia, nos próximos cinco anos. Segundo ele, dos US$ 75 bilhões que serão investidos no setor neste período, no país, 40% são para a região Norte, que “começa a ganhar protagonismo na mineração”, apesar da atividade ter se iniciado na região há somente 25 anos, comparados com os 300 anos de Minas Gerais, por exemplo.

Congresso 

O congresso é uma oportunidade de diálogo com a sociedade, de mostrar que a mineração se modernizou e desmistificar a imagem que se tinha antigamente de depredação ambiental relacionada ao setor. “Hoje a mineração utiliza alta tecnologia para tirar o minério e levar para a China e ser mais competitiva que a Austrália, que está lá perto”, compara Rinaldo. Para isso, segundo ele, é preciso também “um compromisso com a sustentabilidade socioambiental” junto à população e aos investidores, principalmente quando se trata da Amazônia.

Ocupando um espaço de cerca de quatro mil metros quadrados do Hangar, a Exposibram Amazônia 2012 terá a participação de mais de 80 empresas mineradoras e fornecedoras do setor. Durante quatro dias, os expositores irão mostrar a um público estimado em 15 mil visitantes os projetos que desenvolvem nas áreas de meio ambiente, tecnologia e aqueles voltados para a melhoria das condições de vida das comunidades.

Reunindo as maiores autoridades em mineração, o congresso vai discutir os principais desafios e tendências do setor. Estudantes, pesquisadores e profissionais ligados à indústria mineral poderão conhecer mais sobre temas como mineração em terras indígenas, fortalecimento da licença social para operação de projetos minerais e a evolução da gestão de sustentabilidade na mineração.

O evento tem em sua programação palestras de especialistas como Michael Stanley, do Banco Mundial, e workshops com os temas relacionados à mineração à luz da Política Nacional de Resíduos Sólidos, entre outros.

Os patrocinadores da Exposibram Amazônia são Vale S.A., Votorantim Metais, Anglo American, Hydro, Sindicato Nacional da Indústria da Extração do Ferro e Metais Básicos, Geosol, Hyundai Heavy Industries Brazil, Deltamaq, Mineração Rio do Norte, FGS Brasil, Alcoa, Imerys, Mobil e General Electric. O evento conta com apoio do Governo do Pará, Hangar, Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará e da Fiepa.

fonte: Diário do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário