sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Explosão soterra três pessoas em mina nas Filipinas


Uma explosão danificou a estrutura de uma mina de ouro ilegal no litoral das Filipinas, deixando três trabalhadores presos nesta quinta-feira. De acordo com o chefe do Escritório de Minas e Geociências do país, Leo Jasareno, a dinamite usada para extrair minérios atingiu o poço da mina, fazendo com que a água do mar invadisse o fosso.

Os investigadores afirmam que pelo menos três mineiros estão presos nos túneis subterrâneos da cidade de Paracale, que fica a 190 quilômetros ao leste da capital Manila. Eles temem que outros trabalhadores também estejam desaparecidos.


"Há o relato de um mineiro que afirma ter sobrevivido. Ele disse estar com 11 companheiros no subterrâneo", declarou Jasareno. O conselho de mineração, o governo local, a polícia e uma companhia de mineração que opera nas redondezas estão participando dos esforços de resgate. O clima, no entanto, não é de otimismo.

"As perspectivas são frágeis, considerando que as aberturas verticais estão inundadas. A área de trabalho subterrânea está cheia de água", disse Jasareno.

O Departamento de Meio Ambiente estima que 70% de todo o ouro produzido nas Filipinas vem de minas ilegais, superando o resultado de empresas de mineração que operam legalmente
fonte:  Dow Jones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário