sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Engenharia de Minas – Profissão, Carreira e Informações Gerais



Engenheiro de Minas é o especialista que faz estudos e pesquisas sobre reservas minerais, ajudando a encontrar e abrir novas minas. Conheça melhor a carreira em Engenharia de Minas.


Habilitação:

Engenheiro de Minas                                

Duração do Curso:


5 anos

Área:

Engenharia

Atributos do Profissional:


Meticulosidade e Persistência

Salário Médio:

R$ 2448,00

Engenheiro de Minas é o especialista que faz estudos e pesquisas sobre reservas minerais e de combustíveis fósseis. Ele identifica qual a composição dos minérios que estão presentes, o tipo de solo destas reservas, a quantidade de minérios, a localização e extensão dessa mina e e também qual vai ser o melhor jeito de extrair essas reservas.


Os Engenheiros de Minas, além das atribuições acima, também supervisionam atividades de campo tais como perfuração, escavação manual ou mecânica, carregamento, transporte, lavagem e embarque de minérios. Eles também se responsabilizam pela segurança na mineração. Verificar a viabilidade econômica da mina ( muitas vezes, temos pouco minério e o investimento não compensa ) também é uma atribuição muito importante realizada através daengenharia de minas.
As Reservas Minerais do Brasil


O Brasil devido ao seu tamanho tamanho continental e tipo de solo (rochas metamórficas, ígneas e sedimentares) é um país que tem um enorme potencial mineral. As maiores reservas minerais do Brasil são Ferro, Alumínio e Ouro. As regiões onde há mais potencial para descoberta e abertura de novas minas atualmente no Brasil são o Centro-Oeste e Amazônia, propiciando um vasto campo potencial para o trabalho de engenharia de minas.


Grade Básica do Curso de Engenharia de Minas: 

Tratamento de Minérios
Elementos de Máquina
Geologia Geral
Geologia Econômica
Geologia Dinâmica
Geofísica
Estratigrafia
Mineralogia e Petrografia 

Lavra de Minas
Topografia

Aspectos Favoráveis da Carreira de Engenheiro de Minas:

As privatizações da década de 90 renovaram o ânimo do mercado de mineração no Brasil. Com a privatização vieram novos investimentos e a atividade cresce a cada ano, hoje em dia as empresas Brasileiras estando entre as maiores do mundo e inclusive comprando minas e empresas em outro país se tornando multinacionais. Além das grandes mineradoras, há também vagas em empresas de exploração e produção de cimento, empresas de extração e produção de mármore e empresas de produção de fertilizantes, que em sua composição, embora muita gente não saiba, tem varios minerais. 

Aspectos Desfavoráveis da Carreira em Engenharia de Minas:

No trabalho de campo muitas vezes o profissional de engenharia de minas pode ser exposto a condições insalubres tais como ambientes barulhentos e apertados ou então a situações de perigo real tais como explosões de dinaminte e desabamento. Claro, atividades com algum perigo, mas controladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário