sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Pó de minério da Vale invade Antônio Pereira e gera questionamentos



O “pó de minério” vem causando questionamentos entre os moradores do distrito de Antônio Pereira. Segundo relatos dos próprios moradores, no final de outubro, antes das chuvas, a Vale não providenciou os caminhões pipas para que acabassem com a poeira que alcança o distrito, chegando a invadir casas.

“Deixar crianças e idosos doentes pelo pó de minério que a Vale não toma conta mais? Só neste ano de 2012 já é a 4ª vez que esse pó de minério ataca, não só os moradores locais, mas também a Comunidade de Bento Rodrigues”, enfatizam em carta destacando que a comunidade solicita atenção e um posicionamento da mineradora em questão. “É inacreditável que em pleno ano das tecnologias uma empresa deste porte possa causar estragos sem ser punida.”

Em nota a Vale informou que mantém Estações de Monitoramento da Qualidade do Ar nos distritos de Bento Rodrigues e Antônio Pereira “e todos os resultados apurados estão dentro dos parâmetros legais. Os indicadores são acompanhados 24 horas por dia e as informações são encaminhadas diretamente para a Superintendência Regional de Regularização Ambiental (Supram), onde podem ser consultados por qualquer interessado”, e que, além disso, “a empresa desenvolve e implanta sistematicamente medidas adicionais para mitigar os impactos de suas operações. Eventos da natureza, como os ventos registrados em dois dias das últimas semanas, geram impactos que têm origem em diversas fontes emissoras.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário