sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Governo solicita do Ibama liberação de jazida de Calcário 


 O governador Confúcio Moura, acompanhado do diretor-presidente da Companhia de Mineração de Rondônia S/A (CMR),Moisés de Almeida Góes, protocolou um ofício junto ao presidente do Ibama, Volney Zanardi Júnior, solicitando a liberação de jazida para a extração de Calcário localizada no município de Pimenta Bueno.

A área que pertence a CMR (órgão ligado ao governo do Estado) possui aproximadamente 220 milhões de toneladas de calcário. Atualmente é a única jazida do Estado de Rondônia explorável autorizada pelo Departamento Nacional de Produção de Mineral (DNPM).

Confúcio Moura disse que falta apenas o Ibama emitir um parecer baseado no processo que tramita há anos, que é causa do impedimento do trabalho da extração do calcário em Rondônia. ”Espero que até semana que vem essa situação seja resolvida,” disse o governador.

Segundo Moura, o pedido ao presidente do Ibama é para que seja liberada completamente toda a jazida. ”Está área ainda está embaraçada com um processo que se arrasta há anos, e veio do governo anterior. Estamos seguindo esse labirinto jurídico no sentido de que essa usina venha a produzir 8.900 toneladas ano,” afirmou Confúcio.

De acordo com o governador, a liberação da jazida atende a necessidade do Estado de beneficiar os pequenos médios e grandes produtores rurais, além de abastecer também os Estados do Acre e Amazonas. ”Queremos ser um grande produtor de calcário para corrigir as áreas de pastagens degradadas e com isso gerar a riquezas,” enfatizou.

Segundo Moisés de Almeida, a ação trata de um embargo que o Ibama excedeu em alguns aspectos visto que a usina estava licenciada pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sedam). “Hoje há pequenos entraves ainda no processo, mas saímos satisfeitos e esperançosos que isto será resolvido o mais rápido possível,” disse.

Participaram também da audiência, o coordenador de Licenciamento e Mineração do Ibama, Jorge reis; o procurador, Dickson Oliveira e a superintendente da Sibra, Elizete Lionel.

fonte: Rondonia Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário