domingo, 19 de agosto de 2012

Pedras preciosas do espaço






Palasitas são meteoritos com uma mescla de metal e silicatos. Portanto, sua densidade é maior que a das rochas comuns. O aspecto de sua superfície muda com o tempo, causado pelas distintas velocidades de alteração de seus componentes. Recolhida após pouco tempo de sua caída, a crosta de fusão é de aspecto suave e coloração negra ou marrom, como nos meteoritos metálicos ou dos condritos. 
 
Os mais velhos, ao contrário, tem uma superfície irregularmente manchada, com zonas de apecto oxidado, de cores alaranjadas ou amareladas. Ao serem cortados com uma serra são inconfundíveis. Em seu interior aparecem grandes cristais de olivina, de cor verde, amarela ou marrom, rodeados por uma matriz metálica, prateada, brilhante.

Meteoritos palasitos são verdadeiras pedras preciosas do espaço e, com se
us cristais esverdeados entranhados na massa metálica, parecem magníficos vitrais vindos do cosmos. 
 
Luz do sol passando pelos cristais de olivina.
Um dos exemplares mais famosos dessa beleza cósmica é o meteorito palasito Fukang, Quando foi encontrado, havia pouco sinal da beleza que possui. Mas ao cortar o meteorito batizado de Fukang e ser aberto, ele apresentou uma bela surpresa. A rocha apresentou cristais translúcidos de olivina, envolvidos em uma liga metálica de ferro e níquel.

O raro meteorito pesava o mesmo que um carro popular quando foi descoberto em 2000, no deserto de Gobi, na província chinesa de Xinjiang. Desde então tem sido dividido em fatias que dão um belo efeito quando o sol brilha através dos cristais de olivina.

Fatia de 10Kg do Fukang

É tão valioso que mesmo pedaços pequenos são vendidos por cerca de 65-95 reais por grama. O Laboratório de Meteoritos do Sudoeste do Arizona, que detém cerca de 32 kg do meteorito, diz que a descoberta notável vai passar a ser "uma das maiores descobertas de meteoritos do século 21".





No video abaixo uma amostra de o meteorito  palasito exposto em um museu na Russia

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário