Revestimento do cilindro do moinho ganha vida útil 81% maior
Com esse projeto Jacobina Mineração conseguiu reduzir um dos três maiores custos operacionais de sua planta
Com esse projeto Jacobina Mineração conseguiu reduzir um dos três maiores custos operacionais de sua planta
A Jacobina Mineração e Comércio (JMC) pertence à Yamana e consiste em um complexo de minas de ouro subterrâneas, localizado no município de mesmo nome no interior da Bahia . As propriedades do minério na JMC permitem caracterizá-lo como de alta abrasividade, com 98% de sílica. Em função dessas características, o custo operacional com peças de desgaste na mina é elevado.
A partir desse cenário, a mineradora desenvolveu o trabalho intitulado “Melhoria contínua do projeto, operação e manutenção dos revestimentos de moinho da Jacobina Mineração e Comércio”, que recebeu o 14º Prêmio de Excelência Minero-metalúrgica Brasileira da revista Minérios & Minerales na categoria Manutenção. O trabalho é de autoria da equipe formada pelos profissionais Edvaldo Alves Amara Junior, Renan Martins dos Santos, André Luis Gabriel, Adriano de Souza Valente, Marcos Carpenter Ferreira, Jacinto de Aguiar Dias, José Klebson do Nascimento, José Antonio Souza de Jesus e Francisco Jonhson. O objetivo do trabalho foi reduzir um dos três itens que compõe os principais custos operacionais da área da planta: revestimentos de moinho, que ficam atrás apenas das despesas com energia e corpos moedores.
A equipe de operação e manutenção da mineradora trabalhou com foco em aumentar a vida útil dos revestimentos, reduzir o número de intervenções de manutenção e aumentar a disponibilidade do equipamento, com a equipe de técnicos e engenheiros da Metso realizando inspeções rotineiras e promovendo alterações e melhoria no projeto dos revestimentos para alcançar o objetivo principal comum: aumento de vida útil dos revestimentos de moinho. Três anos após o início dos trabalhos de desenvolvimento e aperfeiçoamento, foi atingido um aumento de 81 % na vida útil do revestimento do cilindro do moinho 02, responsável por 66% da produção total da usina.
Os quatro pilares do projeto
Os ganhos obtidos com o aumento da vida útil dos revestimentos de moinho foram fundamentados em quatro pilares. O primeiro, chamado de “Entendimento preciso do processo e especificação correta do perfil de revestimento a ser utilizado”, aponta que a correta instalação de revestimentos de moinho não é importante apenas sob o aspecto de proteção para a estrutura do equipamento. O projeto dos revestimentos e os materiais utilizados são fatores determinantes para a eficiência do processo de moagem. O uso do perfil adequado aliado ao material correto, garante o aumento da produtividade e otimização de custos no processo de moagem. Escolhas equivocadas na seleção dos perfis de revestimentos podem gerar uma moagem deficiente, com altos custos de manutenção e energia. As características físicas do minério como, por exemplo, abrasividade e concentração de outros elementos presentes, tais como a sílica, são determinantes na escolha do material que compõe os revestimentos.
A Metso desenvolveu o perfil com base nas características operacionais do processo de moagem da JMC colhidas em campo ao longo dos três anos de duração do projeto. Os critérios de seleção dos revestimentos de moinho levaram em consideração fatores como a granulometria do minério de alimentação; o índice de abrasividade do material processado, WI; o tamanho do moinho; a velocidade crítica do moinho; o volume de carga no moinho e o tipo e tamanho dos corpos moedores. Através de simulação, foi possível verificar com precisão a melhor trajetória dos corpos moedores durante a operação e, com isso, selecionar o perfil de revestimento mais adequado para a aplicação conciliando com melhor produtividade da moagem.
O segundo pilar, intitulado de “Visão multidisciplinar: Participação efetiva de todos os responsáveis das áreas de manutenção e operação da mina, assim como engenheiros da área de revestimentos de moinho da Metso”, foi fundamental para o êxito nos resultados. Paradas programadas de manutenção eram realizadas mensalmente para inspeção dos revestimentos. As paradas contavam sempre com a presença de um especialista do fabricante e com o coordenador e supervisor da moagem. Ao final de cada inspeção era gerado um relatório com perfil de desgaste, trajetória de bolas e previsão de troca completa, logo em seguida as reuniões eram feitas em campo discutindo os resultados e buscando melhorias no desempenho dos revestimentos. Analisando os dados coletados nas paradas programadas, foi possível agendar possíveis intervenções futuras e planejar adequadamente o serviço. O time de processos era responsável pelo controle de vida dos revestimentos feito através de dois parâmetros: horas trabalhadas e toneladas processadas, assim como, acompanhamento de produção dos moinhos.
“Presença constante em campo e suporte de simulador específico”, é o terceiro pilar fundamentado pelo trabalho, que aponta que as inspeções periódicas ao longo de toda a vida útil do revestimento foram de fundamental importância para os bons resultados alcançados. Os dados colhidos nas inspeções serviram como uma importante ferramenta, possibilitando que as provisões das futuras trocas fossem feitas de maneira precisa.
A instalação do primeiro jogo de revestimentos Poly-Met® (borracha com insertos metálicos) no corpo do moinho de bolas 15’ x 30’ da mineradora, aconteceu em janeiro de 2009, conforme aponta o quarto pilar, chamado de “Melhoria contínua do projeto dos revestimentos”.
O desgaste típico observado desde o início da operação, deste moinho de bolas primário, é concentrado nos dois primeiros anéis do cilindro. Em função desse desgaste localizado, foram utilizadas placas com inserto metálico nesta região do corpo.
Através do acompanhamento, inspeções, simulações, intervenções e mudanças no projeto desde 2009, quando se instalou o primeiro jogo de revestimento no corpo do Moinho-02, observou-se um aumento gradativo das horas operadas, passando de 3.828 h para 6.923 h, um aumento de 81% com redução no custo por hora trabalhada de 55%.
A massa processada de minério passou de 651.727 t para 1.267.275 t, aumento de 94% com redução de 58% no custo por t processada por jogo de revestimento.
Revestimento do cilindro de moinho da Jacobina Mineração |
Conheça os autores do projeto
Nenhum comentário:
Postar um comentário