A fabricante de refratários Magnesita está determinada a ampliar sua atuação com recursos minerais, estratégia que tem como objetivo a diversificação de suas receitas. Atualmente, a área de recursos minerais da companhia vende talco, magnésia cáustica, alguns outros produtos de menor valor agregado e, dependendo da demanda interna para a produção de refratários, sínter de magnesita.
O plano da companhia é dar início a dois novos projetos ao ano, a partir de 2014. "Não digo que teremos mais 20 minerais em nosso portfólio nos próximos cinco anos, mas ficaríamos decepcionados se estivéssemos apenas com a magnesita e o talco", afirmou Octavio Pereira Lopes, presidente da empresa, em encontro com investidores.
Segundo o executivo, a Magnesita tem atualmente 88 alvarás para exploração mineral e outros 200 pedidos no Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Dentro da empresa, uma grande equipe de profissionais está estudando os mercados de minerais e desenvolvendo projetos para a atuação da companhia.
A expansão da atuação em recursos minerais é um projeto antigo da Magnesita, mas acabou adiado, em 2008, por causa da crise financeira global. O que está por trás da estratégia é a busca por diversificação, para reduzir a forte participação dos refratários (que são recipientes resistentes ao calor, para uso industrial) de aço. Nos primeiros nove meses deste ano, as vendas de soluções refratárias para a siderurgia corresponderam por 25% das receitas totais da companhia, que totalizaram R$ 1,8 bilhão. Enquanto isso, a área de minerais foi responsável por apenas 1,6% do faturamento, com R$ 30,6 milhões. "Queremos estar preparados para momentos de baixa do mercado, com fonte de matéria-prima que nos garantam maior resiliência."
fonte: Valor Econômico
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