sábado, 20 de outubro de 2012

Vale faz viagem inaugural do maior navio para transporte de minério do mundo

O navio Vale Minas Gerais, que pertence à companhia de mineração Vale e é o maior mineraleiro do mundo, atracou na quarta-feira (17), pela primeira vez, no Porto de Villanueva, em Mindanao, Filipinas.

Esta foi a viagem inaugural do Vale Minas Gerais, que tem capacidade para transportar até 400 mil toneladas de minério de ferro e havia sido carregado no final de agosto em Ponta da Madeira, no Maranhão.

A carga é destinada à siderúrgica japonesa JFE Steel, um dos maiores clientes da Vale.

Com a capacidade do navio, a Vale afirma que é possível uma redução de 35% na emissão de carbono por tonelada de minério transportada.

Os navios Valemax fazem parte da estratégia da Vale para reduzir a distância entre o Brasil e a Ásia, principal mercado consumidor de minério de ferro.

Com o porto de Villanueva, são sete os portos que recebem os Valemax. Até agora, os navios atracam nos portos de Tubarão e Ponta da Madeira (Brasil), Taranto (Itália), Roterdã (Holanda), Sohar (Omã) e Oita (Japão), além da estação flutuante de transferência de minério em Subic Bay, nas Filipinas.

No fim de 2013, serão 35 navios com capacidade de 400 mil toneladas disponíveis para realizar o transporte de minério de ferro --19 próprios e 16 afretados pela Vale em contratos de longo prazo.


Navio da Vale Minas Gerais atraca em Mindanao, Filipinas 
Fonte: Agência Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário