quarta-feira, 3 de outubro de 2012

A CBPM conclui novo levantamento aerogeofísico no Estado da Bahia


Em mais uma iniciativa do governo estadual destinada a atrair investimentos para o setor mineral, a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral – CBPM concluiu a execução do Levantamento Aerogeofísico da área Centro Norte Bahia localizada na porção centro-norte do Estado da Bahia e que abrange parcial ou totalmente territórios de 45 municípios inseridos nas regiões econômicas Piemonte da Diamantina, Baixo Médio São Francisco, Irecê e Chapada Diamantina.

Este Levantamento faz parte do Programa de Cobertura Aerogeofísica do Estado da Bahia, programa pioneiro no Brasil, iniciado em 1975 pela CBPM, visando dotar o estado de uma infraestrutura geológica básica consentânea com as tecnologias mais avançadas de pesquisa mineral, conseqüentemente gerando desenvolvimento para o Estado da Bahia.

Este trabalho foi executado através subcontratação, mediante Contrato nº 043/2011, pelo consórcio formado pelas empresas LASA Prospecções S/ A e Prospectors Aerolevantamentos e Sistemas LTDA.

O Levantamento Aerogeofísico desta nova área cobriu uma área que representa 10,4% do Estado, totalizando 56.823km2, correspondendo a 23 folha na escala 1:100.000, com um total de119.750,00 quilômetros lineares de levantamento.

Foi utilizado um multisistema aerogeofísico configurado pelos métodos magnético e gamaespectrométrico ao longo de linhas de produção com direção E-W, espaçadas de 500 metros e com linhas de controle, com direção N-S, espaçadas de 10.000 metros.

As informações disponíveis sobre esta região assumem grande significado para prospecção de jazimentos minerais, tais como, ferro, chumbo, zinco, prata, cobre, fosfato, barita e fluorita.

Vale ressaltar que nesta região já foram bloqueados depósitos e jazidas de fosfato e de sulfetos de metais –base (ZnS e PbS) na região de Irecê e depósito de ferro na região de Campo Largo no município de Sento Sé

Com estes trabalhos, a Bahia torna-se um dos estados brasileiros geologicamente mais bem estudado e o mais pesquisado em termos de aerolevantamentos geofísicos, tendo sido realizados até agora, pela CBPM, 36 projetos, numa área total de 363 mil km², com 838 mil km lineares de vôo.

Em relação ao território do Estado da Bahia, representa 58% de cobertura aerogeofísica. Este total acrescido de 175 mil km²que corresponde à área dos Levantamentos Aerogeofísicos realizados pela CPRM no Estado da Bahia, passa a representar 86% de áreas cobertas por aerolevantamentos no estado.

A previsão é de que até 2013 todo estado da Bahia esteja recoberto com estes aerolevantamentos geofísicos regionais de alta resolução. 

A CBPM está convicta de que os resultados a serem atingidos permitirão ampliar significativamente a participação do setor mineral na economia baiana, levando progresso para regiões onde outros segmentos da indústria, por certo, teriam grande dificuldade para implantação.
Fonte: CBPM

Nenhum comentário:

Postar um comentário