terça-feira, 30 de outubro de 2012

"O Curso é bem concorrido e a partir de 2013 vamos oferecer 40 vagas da Poli"



No Estado de São Paulo, somente a Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP) oferece o bacharelado em engenharia de minas. "O curso é bem concorrido, principalmente porque só tinha dez vagas até este ano. A grande novidade é que a partir de 2013 a Poli oferecerá 40 vagas", conta o coordenador da Faculdade de Engenharia de Minas, José Renato Baptista de Lima.

Segundo ele, São Paulo ocupa a quarta colocação entre os maiores produtores minerários do País, com mais de 1,5 mil empresas. "A intensa produção se deve ao alto consumo de areia e pedra usadas na construção."

Lima afirma os profissionais da área trabalham, principalmente, na indústria mineral. "O setor envolve altos investimentos e riscos, por isso o aluno deve ter perfil empreendedor, ser dinâmico e não ter medo de desafios. Muitas vezes ele será o único engenheiro da empresa."

O professor diz que o mercado de trabalho está excelente. "A última década teve grande procura e uma falta brutal de profissionais. É um setor de grande importância para o Brasil, não só pela quantidade de mineradoras em operação, como pelas minas que ainda serão descobertas, pois o País ainda é um grande desconhecido."

Além de atuar na indústria, esse profissional pode trabalhar com legislação, fiscalização, em instituições financeiras ou em bancos que financiam o setor. "Ele também pode participar de abertura de túneis em rochas, desmonte e demolições de prédios com explosivos e recuperação ambiental." Pode, ainda, desenvolver pesquisa mineral e atuar na área de projetos.

"Outra área interessante e pouco conhecida é a de separação de resíduos contaminados. Neste caso, o profissional separa e recupera o material para posterior uso, ou para uma destinação menos poluente."

A graduação tem estágio obrigatório, assim como todas as demais áreas de engenharia. Neste curso, segundo Lima, ele é substituído pela realização de visitas técnicas.

Salário médio inicial
R$ 6 mil

Duração
10 semestres

Disciplinas
Ciclo básico de engenharia, geologia, pesquisa mineral, lavra de minas, tratamento de minérios, recuperação ambiental, legislação

fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário