domingo, 28 de outubro de 2012

Cetem mostra inovações para aproveitamento de resíduos minerais


Uma pequena mostra das atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação realizadas pelo Centro de Tecnologia Mineral (Cetem/MCTI) estará disponível em seu estande na Tenda do Serviço Social do Comércio (Sesc) na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Três maquetes mostraram soluções inovadoras desenvolvidas por pesquisadores do centro, uma unidade de pesquisa do ministério. A primeira ilustra como resíduos gerados a partir da extração e do beneficiamento das rochas ornamentais podem ser empregados na pavimentação asfáltica, minimizando os impactos ambientais.

A segunda mostra em três fases a degradação ambiental e a geração das águas ácidas a partir dos resíduos da mineração de carvão; os estudos com cobertura seca desenvolvidos na Estação Experimental Juliano Peres Barbosa, localizada na região de Criciúma (SC) e a aplicação desses resultados na recomposição da área degradada.

A terceira apresenta, de maneira lúdica, o processo de biorremediação, que consiste na recuperação, por meio de micro-organismos, do solo contaminado por derramamento de petróleo e derivados.

Nosso Mundo também é mineral

Haverá também no local uma exposição de amostras de gemas, rochas e minerais nacionais. Alguns deles são utilizados como insumo pela indústria e dão vida a utensílios, materiais, entre outros usos, exercendo influência direta no cotidiano de toda a sociedade brasileira. Os exemplares chamam a atenção do público por sua beleza e diversidade. Os visitantes poderão  ainda presenciar experimentos preparados pelos técnicos do centro. Serão distribuídos exemplares da tabela periódica ilustrada e gibis educativos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário