terça-feira, 9 de outubro de 2012

Garimpeiro morre no trabalho em mina de Ametista do Sul
Acidente durante a detonação é principal hipótese da Polícia Civil que instaurou inquérito para investigar o caso


Um operário que trabalhava na extração de pedras em Ametista do Sul, no norte do Estado, morreu na noite de segunda-feira (9). A principal hipótese é que tenha sido vítima de um acidente durante a detonação de uma furna.

Francisco Freitas, 30 anos, trabalhava em uma mina de garimpo na localidade de Barreirinho, a 20 quilômetros do centro da cidade. Cada operário trabalha em uma broca (espécie de galeria) sozinho, e por isso ninguém testemunhou o acidente.

Os garimpeiros só descobriram o caso ao deixar a mina, às 17h30min de segunda-feira. Como Freitas não deixasse o local, colegas retornaram para procurá-lo. Freitas foi encontrado caído na galeria em que trabalhava na extração de pedras preciosas.

Com ferimentos na cabeça, ele foi socorrido e levado ao Hospital São Miguel, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

A Polícia Civil de Ametista do Sul investiga o caso e faz na manhã desta terça-feira, um levantamento no local em que Freitas foi encontrado. A principal hipótese é que, durante a detonação, ele tenha sido atingido por pedras.

A delegada de Polícia Civil Aline Dequi Palma também vai investigar se o garimpeiro usava os equipamentos de segurança exigidos e se a mina trabalhava regularmente. O corpo foi submetido a necropsia para confirmar a causa da morte.

Casado e com uma filha de dois meses, Freitas era natural de Iraí, mas morava em Ametista.

Um dos sócios do garimpo, Gilmar Leite, afirma que o local está de acordo com a legislação e o funcionário estava devidamente protegido, com todos os equipamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário