domingo, 30 de setembro de 2012

Rússia revela novo segredo de Estado: Está repleta de diamantes


Autoridades russas têm conhecimento do local repleto de diamantes desde a década de 1970


A Rússia revelou uma informação que vai abalar os mercados de pedras preciosas do mundo: a descoberta de um vasto campo de diamantes que "contém trilhões de quilates", ou o suficiente para abastecer os mercados globais por mais de 3 mil anos.

Os russos descobriam a bonança por volta da década de 1970. A região onde os diamantes foram encontrados é uma cratera de 35 milhões de anos, com 62 quilômetros de diâmetro, no leste da Sibéria, conhecida como Popigai Astroblem.

Os soviéticos decidiram manter a descoberta em segredo e não explorá-la a princípio, aparentemente porque a União Soviética já estava produzindo imensos lucros com diamantes em Yakutia, e o mercado mundial era bem controlado. Eles estavam produzindo também uma gama de diamantes artificiais para a indústria depois de investirem pesadamente neste projeto.

O segredo foi finalmente revelado no último fim de semana, quando o governo de Moscou permitiu que cientistas do Instituto de Geologia e Mineralogia falassem sobre o assunto com jornalistas russos.

De acordo com a agência de notícias ITAR-Tass, os diamantes de Popigai são duas vezes mais duros que a maioria das pedras, tornando-os ideais para usos industriais e científicos. O diretor do instituto, Nikolai Pokhilenko, disse à agência de notícias que o que está na região onde os diamantes

foram descobertos poderia ser o suficiente para "derrubar" todo o mercado mundial de diamantes: "Os recursos contidos nas rochas da estrutura de Popigai são 10 vezes maiores que todas as reservas conhecidas em todo o mundo. Estamos falando de trilhões de quilates, em comparação, hoje em dia as reservas de Yakutia são estimadas em bilhões de quilates", disse.

O tipo de pedra encontrada em Popigai é conhecido como "diamantes de impacto" que, segundo os russos, têm origem no espaço. Eles afirmam ainda que Popigai é único no mundo, dando à Rússia o monopólio de um recurso que provavelmente deve tornar-se cada vez mais importante nos processos de alta precisão cientifica e industrial: "O valor dos diamantes é maior por suas características incomuns: abrasivas e grandes", afirmou Pokhilenko Tass. "Isso expande consideravelmente o âmbito da sua aplicação industrial e os torna ainda mais valiosos para fins industriais".

Cientistas russos dizem que a notícia pode alterar todo o mercado global de diamantes, embora os principais clientes para estas pedras superrigídas serão provavelmente grandes corporações e institutos científicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário