quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Brasil disputa com Cazaquistão para ser a sede do World Mining Congress


O Brasil disputa na semana que vem com o Cazaquistão a oportunidade de
sediar, em 2016, a 24ª edição do WMC - Congresso Mundial de Mineração/World Mining
Congress (www.wmc.org.pl), filiado à Organização das Nações Unidas (ONU).


Trata-se de um dos mais tradicionais e expressivos eventos do setor, organizado geralmente a cada três anos desde 1958. Participam delegações de 50 países com aproximadamente 2.000 integrantes e esta seria a primeira vez que o País receberia tal evento.

À frente da candidatura brasileira está o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), entidade de caráter privado, que foi inicialmente acionado pelo Ministério de Relações Exteriores em razão de representar mais de 85% da Produção Mineral Brasileira, por meio das mineradoras a ele associadas.

Para fortalecer a posição brasileira, o Instituto articulou outros apoios junto ao governo federal – em especial por meio do Ministério de Minas e Energia –, à Confederação Nacional da Indústria (CNI), às principais mineradoras atuantes no Brasil, como a Vale S.A., e também à Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Outras parcerias institucionais já estão em fase de definição pelo IBRAM junto às principais universidades do Brasil, aos Ministérios de Ciência, Tecnologia e Informação e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, bem como à Presidência da República do Brasil.


Comitê organizador decidirá sede do 24º WMC


Nos dias 16 e 17 de setembro, o Presidente do IBRAM, José Fernando Coura (foto), e o Diretor de Assuntos Minerários, Marcelo Ribeiro Tunes, estarão em Viena, Áustria, para comprovar, perante o Comitê Internacional Organizador/International Organizing Committee, que o IBRAM detém plenas condições para realizar o WMC em 2016 e que a cidade escolhida para sede, o Rio, possui infraestrutura completa para receber os congressistas.


Segundo Fernando Coura, o Brasil tem excelentes chances de vir a ser escolhido pelo Comitê Organizador.

“Na América do Sul, que é um continente minerador, o WMC só foi realizado uma vez, no Peru, já há muito tempo, nos anos 70. O Brasil é um dos mais importantes players do setor mineral, detém reservas de diversos minérios e um imenso potencial para novas jazidas e novos negócios. Então, o WMC, ao ser realizado no País, pode abrir muitas perspectivas de desenvolvimento para a indústria da mineração, atrair investimentos e gerar reflexos positivos nos indicadores socioeconômicos, o que beneficiará todos os brasileiros”, diz.

“Além disso, a indústria mineral investirá recursos próprios da ordem de US$ 75 bilhões no Brasil até 2016, o que é uma sinalização muito positiva perante o Comitê Internacional Organizador de que há um expressivo incremento desta atividade no País”, acrescenta.

Já o IBRAM detém expertise comprovada em realizar e organizar megaeventos relacionados ao setor minerário com repercussão, inclusive, internacional. É o caso da série EXPOSIBRAM, que caminha para sua 15ª edição em 2013. A EXPOSIBRAM reúne dois eventos simultâneos: Exposição Internacional de Mineração e Congresso Brasileiro de Mineração, que atraem, a cada dois anos, 45.000 participantes e congressistas.

O público do WMC é bem semelhante ao da EXPOSIBRAM. Participam do WMC executivos de alto nível hierárquico, profissionais do setor de mineração e acadêmicos, que compartilham visões e percepções acerca das inovações, avanços e tendências que modelam o futuro da mineração, da energia e de processos industriais no setor minerário.


O adversário: Cazaquistão


O Cazaquistão tem a maioria de seu território situado na Ásia. É um importante produtor de bauxita, cobre e zinco, em especial.

Para convencer o Comitê Organizador a preferir a candidatura do Brasil ante a do Cazaquistão, o IBRAM preparou apresentação em que evidencia a força da indústria da mineração no Brasil e sua influência positiva na geração de divisas econômicas para o País; a capacidade do Instituto em organizar grandes eventos; e a articulação estreita com o governo federal e com a iniciativa privada, de modo a obter apoio inclusive financeiro para realizar o WMC.

Em vídeo, o IBRAM exibirá depoimentos de peso em defesa da candidatura do Brasil em sediar no Rio de Janeiro o Congresso em 2016: os presidentes da CNI, Robson Braga de Andrade, e da empresa Vale S.A., Murilo Ferreira, além do Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

O IBRAM, inclusive, já reservou espaço físico para a realização do 24º WMC: o SulAmérica Convention Center.

A 23ª edição do WMC será realizada na cidade de Montreal, Canadá, em 2013. Em 2011 foi organizado na Turquia.
Fonte: IBRAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário