terça-feira, 11 de setembro de 2012

Beneficiamento do minério começa em dois meses 

 

A exportação de minério de ferro cearense vai ganhar valor agregado. O centro de beneficiamento da mineradora Globest está em fase de finalização, com início das atividades previsto para novembro


A indústria de beneficiamento da mineradora Globest, sediada no município de Quiterianópolis (a 410 quilômetros de Fortaleza), está em fase de conclusão. O equipamento, que vai agregar valor ao minério cearense, deve iniciar a operação em novembro de 2012. “O projeto está seguindo dentro do esperado e a planta de beneficiamento está em fase final de montagem”, informou a Globest, em nota.

A empresa cearense de origem chinesa foi responsável, em março de 2010, pelo primeiro grande carregamento de minério de ferro realizado pelo Ceará ao exterior - 75 mil toneladas. O fato é considerado um marco importante para o Porto do Pecém e para o setor mineral no Estado. Mesmo com essa investida, ainda não há tradição local no ramo.

O próximo carregamento de minério está sendo preparado também para novembro próximo. Desta vez, deverão ser 55 mil toneladas do produto levados à China. A carga, porém, ainda não terá o maior valor agregado. “Nossa produção mensal é, em média, de 38 mil toneladas por mês. Boa parte da produção ainda está estocada na mina para ser processada na nova planta de beneficiamento por separação magnética”, explicou a Globest, na nota. Na prática, o processo de beneficiamento vai aumentar o teor de ferro do mineral.

A mineradora começou suas atividades de exploração do solo cearense em São José do Torto, em Sobral. A mina demonstrou inviabilidade econômica, as atividades foram desativadas por lá e transferidas para Quiterianópolis, onde estão até hoje e já possuem 147 postos de trabalho ocupados.

Um dos principais problemas apontados pela empresa na operação piloto era a logística de chegada e movimentação da carga. O Porto do Pecém se modernizou desde a primeira carga, mas ainda não foi preparado adequadamente para receber minério, apesar de já ter um pátio específico para o assunto. “Por enquanto, a logística de longa distância não vai mudar. Iremos de caminhão até Crateús e de Trem de Crateús ao Pecém”, informou ainda a empresa.

Contrato firmado

O contrato entra a Globest e o Porto do Pecém para utilização do pátio especial de minério de ferro já foi firmado. A empresa vai utilizar 20 mil metros quadrados dos 120 mil metros quadrados, informou a Cearaportos, empresa que administra o porto, por meio da sua assessoria de imprensa. Em setembro deve começar a chegar o minério para carregamento.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

O futuro beneficiamento do minério de ferro extraído no Ceará inclui o Estado como possível fornecedor de matéria prima para a produção de aço, o que amplia as possibilidades de ganho com a vinda da siderúrgica.

Números

36 
mil toneladas é a produção de minério de ferro na mina de Quiterianópolis por mês 

52 
milhões de reais deverá ser o valor investido pela Globest na mina de minério de ferro do Ceará em 2012

SERVIÇO

Saiba mais sobre a produção da Globest
Conheça entidades que integram a cadeia mineral 
Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário