segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Importações de minério de ferro se acumulam nos portos chineses

 
Estoques de minério de ferro importados nos portos aumentaram 1,86 milhão de toneladas a partir das 102,53 milhões de toneladas da semana passada. 


Os estoques de minério de ferro continuaram se acumulando em 25 grandes portos durante a semana encerrada em 3 de setembro, devido às perdas registradas pelos produtores de aço chineses nos primeiros sete meses do ano, de acordo com o último relatório sobre os preços do minério de ferro, divulgado pela Xinhua nesta terça-feira. 

A maioria das companhias siderúrgicas não quer encher seus armazéns com a matérias-prima, pois a demanda dos setores de imóveis e manufatura, os clientes primários da indústria, continua fraca em meios a atual desaceleração econômica. 

"No curto prazo, o mercado de minério de ferro continuará sofrendo com a superabundância e a tendência para baixo parece irreversível", disseram analistas da Xinhua no relatório. 

As companhias siderúrgicas chinesas registraram uma queda notável nos lucros no primeiro semestre do ano, e o lucro total do setor diminuiu 49,4% em termos anuais chegando a 6,64 bilhões de yuans (US$ 1,05 bilhão), segundo dados do Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (CNDR). 

A produção de aço bruto da China cresceu 2,1% anualmente, para 419,46 milhões de toneladas, enquanto as importações de minério de ferro aumentaram 9,1% para 424,88 milhões de toneladas no período de janeiro a julho, segundo dados da CNDR. 

O preço do minério de ferro caiu cerca de 40% em termos anuais, para US$ 99,6 por tonelada no final de agosto, segundo dados da Steel Index. 
Embaixada da República Popular da China no Brasíl 
Fonte: Engenharia de Minas News

Nenhum comentário:

Postar um comentário