sexta-feira, 25 de maio de 2012

Softwares de Mineração - VULCAN
O software VULCAN, desenvolvido pela empresa de tecnologia mineradora Maptek, é anunciado por esta como “o primeiro software 3D para a área de mineração do mundo”, com a promessa de “permitir aos usuários validar e transformar dados da mina ainda crus em dados dinâmicos em 3D, desenhos acurados de minas e planos operacionais”. 

Com base no software, a empresa fornece soluções em Geologia, Planejamento de Minas e Agendamento de Minas, além de pacotes adicionais com funções variadas para atividades de mineração.


- Soluções em Geologia:

O software fornece ferramentas em 3D que permitem aos geólogos acessar e visualizar dados de perfurações, definir zonas geológicas e modelar, de maneira acurada, corpos de minério e depósitos dos mais variados tipos. 

O módulo de gestão da base de dados é a principal ferramenta desta seção, necessário para a importação, edição e validação das informações obtidas com as perfurações, permitindo ainda a análise de dados armazenados em bases de dados de outras fontes. São fornecidas, em conjunto com este módulo, ferramentas de estimativa de teor do recurso explorado, ferramentas geotécnicas (análise de dados estruturais), ferramentas de controle do minério, um módulo de análises geofísicas e outro para a criação e edição de modelos 3D em minas subterrâneas, além de uma interface para análise de dados de outras fontes.


- Soluções em Planejamento de Minas:

O software fornece um conjunto de recursos que permitem ao usuário desenvolver modelos complexos tridimensionais de maneira fácil e rápida, tanto para minas “abertas” (open-pit) quanto para minas subterrâneas. 

Esta função conta com duas ferramentas básicas, uma para planejamento de minas abertas e outra para planejamento de minas subterrâneas, ambas com a possibilidade de se trabalhar com aplicações envolvendo a “rocha dura” no local e aplicações envolvendo a estratigrafia local. Este módulo ainda conta com a interface para análise de dados de outras fontes, assim como na seção anterior.



 Soluções em Agendamento de Minas:

O software também fornece ferramentas que auxiliam no agendamento e na programação de minas abertas e subterrâneas. Além dessas seções específicas, o software ainda conta com uma ampla variedade de ferramentas específicas que auxiliam na resolução de problemas diversos. Alguns exemplos: 

>Vulcan Enviewer: ferramenta de visualização 3D que auxilia na análise de mapas, informações de perfuração, modelos em grid, modelos em bloco-diagrama, entre outros. 

http://ge902software.files.wordpress.com/2011/05/vulcan-enviiwer1.gif

>Vulcan CAD: ferramenta que fornece a funcionalidade do CAD para os modelos em 3D desenvolvidos no software.



>Vulcan Surveyor: ferramenta que permite a importação de informações e dados obtidos em pesquisa, para revisão e manipulação destes.



>Vulcan Explorer: ferramenta de visualização 3D e modelagem de ambientes que auxilia no teste e validação de modelos de exploração, facilitando a integração de informações geológicas, geoquímicas, geofísicas e de sensoriamento remoto num mesmo ambiente.



>Vulcan GIS Explorer: ferramenta que permite a exibição e análise de dados de sistema GIS (interface ESRI ArcGIS).



>Vulcan MineModeller: ferramenta disponível em duas versões, uma para minas abertas e outra para minas subterrâneas, com funções específicas para a modelagem e desenvolvimento de minas.


Fonte: UNICAMP 

Nenhum comentário:

Postar um comentário