terça-feira, 8 de maio de 2012

Será o futuro da mineração, ser subterrânea?



A mineração convencional, como conhecemos, a céu aberto, ocupa grandes áreas que ainda demanda de retirada de muito material estéril, o solo.
Já a mineração subterrânea é desenvolvida diretamente no minério, diminuindo a quantidade estéril. Com o passar do tempo os depósitos minerais superficiais vão acabar sendo exauridos, então a mineração subterrânea passará de opção a necessidade. Representa menor impacto ambiental, pois não influencia os cursos de água e vegetação nativa, nem mesmo estradas e outras obras humanas.

Este tipo de mineração é desenvolvido em profundidades que variam de 30 metros a milhares de quilômetros em profundidade, na maioria das vezes não interferindo em nada na superfície.
Ainda pode ser apontada pela baixa emissão de pó, ruídos, não usar explosivos na superfície. Embora muitas vezes seja mais cara, tem muitas vantagens.
No Paraná atualmente, existem poucas minas subterrâneas: duas ou três em atividade.

Em todo o mundo, é muito utilizada e a tecnologia é muito avançada. No Brasil, há várias minas subterrâneas em atividade, algumas bastante antigas. No futuro, devido às questões ambientais e a escassez de reservas, provavelmente a maioria dos minérios serão obtidos em profundidade por meio de mineração subterrânea.


Abaixo vídeo demostrando o ciclo de operação de uma mina subterrânea:

Nenhum comentário:

Postar um comentário