quinta-feira, 3 de maio de 2012

CBPM assina novos contratos para pesquisas de ferro e ouro  


Um contrato visando a pesquisa complementar e futuro arrendamento para exploração dos seus direitos do minério de ferro na região de Ibicuí (no sudoeste da Bahia) foi assinado nesta semana pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineração (CBPM) e a empresa Aroeira Participações e Empreendimentos Ltda. A previsão de investimento inicial é de R$ 2,5 milhões, no prazo de dois anos, cujos trabalhos estarão concentrados no município citado acima.

Segundo o diretor técnico da CBPM, Rafael Avena Neto, “os estudos iniciais indicam que as áreas que serão pesquisadas possuem reservas estimadas da ordem de 400 milhões de toneladas de minério de ferro, os quais poderão gerar 500 empregos no período de produção, sendo 80% de mão de obra local”. De acordo com o contrato assinado com a Aroeira Participações, são mais 26 áreas para exploração, formando um total de 25 mil hectares, localizados nos municípios de Itororó, Iguaí, Nova Canaã e Ibicuí. 

Outro contrato, firmado com a empresa Mineração Caiçara Ltda., com sede em Salvador, é voltado à pesquisa complementar de avaliação mineral do depósito de ouro, na região de Rio de Contas, Chapada Diamantina. Trata-se de uma área da CBPM, cujos trabalhos iniciais determinaram um corpo contínuo de quartzo aurífero, com 370 metros de comprimento, com concentrações econômicas de ouro. O investimento mínimo acordado é da ordem de R$ 600 mil, no prazo de 24 meses. 
Fonte: Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário