segunda-feira, 28 de maio de 2012

Prevenção de Acidentes na Mineração
Para prevenir possíveis riscos na mineração, a Devex criou o sistema SAFEmine, voltado para veículos utilizados em minas a céu aberto, que gera alertas para tráfego e colisões suscetíveis. Conhecido mundialmente como CAS (Collision Avoidance System), o produto já se encontra em quatro continentes e foi adotado como solução mundial pela Anglo American.

“Inicialmente, o equipamento surgiu para garantir a segurança nos voos de aeronaves de pequeno porte. Atualmente, 14 mil aviões contam com o dispositivo”, afirma Rodrigo Couto, diretor comercial da Devex. “Na mineração, já tivemos bons resultados, com a comercialização de 10 mil unidades”.

A mineração é considerada como atividade de risco 4 – nível mais alto da escala de classificação – pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Inúmeros acidentes continuam ocorrendo ainda no setor, em especial no estado de Minas Gerais, com cerca de seis a cada dez desastres registrados no Brasil.

O SAFEmine pode ter um alcance padrão de 500 m. Usa um mecanismo com a emissão de sons e de cores, que apoiam o trabalho do condutor. A luz verde indica uma boa distância, entre 40 e 100 m, enquanto a luz vermelha mostra certa proximidade, entre 10 e 40 m. A luz vermelha piscando representa grande risco de colisão, com uma distância de menos de 10 m
Fonte:  MineBlog

Nenhum comentário:

Postar um comentário