quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Desafio aos Técnicos em Mineração

Numa área medindo 2.500ha, requerida junto ao DNPM para pesquisa mineral de bentonita, forma uma poligonal quadrada de lados iguais. Foi aprovado um relatório de pesquisa para a substância solicitada, com as seguintes informações importantes para a lavra: a rocha mineralizada de interesse tem forma homogênea e ocupa 43% da área requerida e espessura variável media de 18,8m. Sobre a bentonita há uma cobertura de rocha sedimentar argilosa que é estéril, medindo 1,45m. A empresa vai utilizar no transporte do minério e do estéril, caminhões com capacidade de carga de 3,6m³ para carregar os caminhões. A área de depósito do estéril fica a 6km do depósito de lavra e cada ciclo de viagem leva 40 minutos enquanto que para transportar o minério para o beneficiamento o ciclo de transporte é de 30 minutos.

- Calcule:

A) Quanto tempo será necessário para retirar todo o capeamento trabalhando com uma escavadeira e 9 caminhões sendo que estes tem um fator de aproveitamento de 67% na sua disponibilidade de utilização?

B) Quanto tempo será empregado na lavra até sua exaustão trabalhando com os mesmos equipamentos?

C) Sabendo-se que a escavadeira consome 20l de diesel por hora de trabalho, que ela trabalha 8horas por dia e que o diesel é comprado por R$ 1,90/l, calcule o custo do diesel para um mês de trabalho desse equipamento no estéril.

CONSIDERE:

- A empresa trabalha 8 horas por dias e 6 dias na semana, incluindo o sábado que é pago hora extra aos trabalhadores

- Densidade do estéril: 2,2t/m³
- Densidade do minério: 2,5t/m³
- Empolamento do estéril: 1,16
- Empolamento do minério: 1,15
P.s.: Deixe sua resposta nos comentários 

Nenhum comentário:

Postar um comentário