segunda-feira, 2 de julho de 2012

Bahia exporta minério de ferro para Europa



A Bahia deu um grande passo em direção ao desenvolvimento da produção mineral do Estado. Trata-se do primeiro embarque de minério de ferro produzido na região da Chapada Diamantina, realizado do Porto de Aratu rumo à Espanha.
São mais de 63 mil toneladas do minério que irão abastecer uma das maiores siderúrgicas de ferro do mundo com sede na Europa, além de atender a demanda da construção civil e infraestrutura de aço da região.

Por se tratar de planta piloto em fase experimental, toda a produção foi realizada sob logística rodoviária desde a exploração do minério até seu escoamento. A expectativa dos investidores é de que com a chegada da Ferrovia Oeste-Leste e do Porto de Ilhéus haja um maior estímulo na produção devido à redução de custos e consequente favorecimento da exportação.

Além de se tratar de um marco na economia baiana, já que nunca houve produção ativa de minério de ferro no Estado, um fator importante é a alta qualidade do minério exportado com teor entre 65 e 67,5% de ferro total, dentro dos padrões internacionais de qualidade e equiparados aos melhores minérios produzidos no mundo, o que confere credibilidade ao produto e ao Estado produtor.

Outro ponto a ser abordado é o fortalecimento da economia em suas três esferas do Governo com a promoção do desenvolvimento social, geração de impostos e de renda por meio de empregos diretos e indiretos, além do favorecimento da expansão do Produto Interno Bruto (PIB).

Com o fato, o Brasil se solidifica no contexto mundial de exportação de ferro e confirma a Bahia como um dos principais Estados que mais irá exportar minério de ferro e outros minerais nos próximos cinco anos.
Fonte: Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário