sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Aplicações do nióbio



 
 
Como um dos elementos químicos consideradosmetais de transição, o nióbio é usado para diversas aplicações diferentes: de ligas que são ideais para grandes estruturas até a utilização em eletrônica, o nióbio é encontrado em muitos lugares e como parte de uma série de produtos.

Descoberto por Charles Hatchett no século 19, o elemento foi isolado a partir de uma amostra de minério que havia sido enviada para a Inglaterra por John Winthrop, primeiro governador do estado de Connecticut (EUA). A princípio, recebeu o nome de columbio, por causa de sua procedência. O elemento foi por vezes confundido com o tântalo, que tem propriedades muito semelhantes.

A designação do nome "nióbio" surgiu em 1846, quando Heinrich Rose e Jean Charles Galissard de Marignac redescobriram o elemento químico e conseguiram definir mais claramente as suas propriedades específicas.

Os dois nomes para o elemento foram utilizados alternadamente até 1950, quando a União Internacional de Química Pura e Aplicada resolveu a questão do nome próprio para o número atômico 41. Ainda assim, há indústrias e organizações que continuam a identificar o elemento comocolumbio.

Abreviado como Nb, é um metal cinzento na aparência e ideal para ser usado com aço para criar uma liga que pode ser usada em vários produtos.
Misturas de aço e nióbio têm sido utilizadas na construção de tubos de água e esgotos, sistemas de componentes em vários tipos de automóveis e na criação de varas de soldagem, além de produtos de aço inoxidável, especialmente itens domésticos.




Pelotas de nióbio para mistura com outros metais Uma das utilizações mais comuns de nióbio hoje é na fabricação de lentes ópticas destinadas a compensar problemas de visão. A adição de nióbio em vidro tem demonstrado proporcionar uma maior taxa de refração, que por sua vez, faz com que seja possível criar lentes corretivas mais finas e leves.

Recentemente, o nióbio começou a atrair a atenção como uma opção de metal para a criação de jóias. Os tons de cinza e azul do metal fazem dele uma ótima alternativa para a criação de modelos diferenciados de anéis, alianças, brincos e outros acessórios. Uma vez que o metal também pode ser facilmente tingido, é possível “criar” um nióbio que funcione com praticamente qualquer cor de pedra desejada.


fonte: Flávia Saad

Nenhum comentário:

Postar um comentário